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A Argumentação - Os diferentes tipos de argumentações
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A Argumentação - Os diferentes tipos de argumentações
argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado.
Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.
No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses
serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa
ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Há diferentes tipos de argumentos e a escolha certa consolida o texto.
Argumentação por citação
Sempre que queremos defender uma ideia, procuramos pessoas ‘consagradas’, que pensam como nós acerca do tema em evidência.
Apresentamos no corpo de nosso texto a menção de uma informação extraída de outra fonte.
A citação pode ser apresentada assim:
Assim parece ser porque, para Piaget, “toda moral consiste num sistema
de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito
que o indivíduo adquire por essas regras” (Piaget, 1994, p.11). A
essência da moral é o respeito às regras. A capacidade intelectual de
compreender que a regra expressa uma racionalidade em si mesma
equilibrada.
O trecho citado deve estar de acordo com as ideias do texto, assim, tal estratégia poderá funcionar bem.
Argumentação por comprovação
A sustentação da argumentação se dará a partir das informações
apresentadas (dados, estatísticas, percentuais) que a acompanham.
Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado.
Veja:O ministro da Educação, Cristovam Buarque, lança hoje o Mapa da
Exclusão Educacional. O estudo do Inep, feito a partir de dados do IBGE e
do Censo Educacional do Ministério da Educação, mostra o número de
crianças de sete a catorze anos que estão fora das escolas em cada
estado.
Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milhão de crianças, ou 5,5 % da
população nessa faixa etária (sete a catorze anos), para a qual o ensino
é obrigatório, não frequentam as salas de aula.
O pior índice é do Amazonas: 16,8% das crianças do estado, ou 92,8 mil,
estão fora da escola. O melhor, o Distrito Federal, com apenas 2,3% (7
200) de crianças excluídas, seguido por Rio Grande do Sul, com 2,7% (39
mil) e São Paulo, com 3,2% (168,7 mil).
(Mônica Bergamo. Folha de S. Paulo, 3.12.2003)
Nesse tipo de citação o autor precisa de dados que demonstrem sua tese.
Argumentação por raciocínio lógico
A criação de relações de causa e efeito é um recurso utilizado para
demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não
fruto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada.
Veja:
“O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como
não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam
propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade
do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os
desobedientes, cadeia.”VARELLA, Drauzio. In: Folha de S. Paulo, 20 de maio de 2000.
Para a construção de um bom texto argumentativo faz-se necessário o
conhecimento sobre a questão proposta, fundamentação para que seja
realizado com sucesso.
__
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.
No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses
serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa
ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Há diferentes tipos de argumentos e a escolha certa consolida o texto.
Argumentação por citação
Sempre que queremos defender uma ideia, procuramos pessoas ‘consagradas’, que pensam como nós acerca do tema em evidência.
Apresentamos no corpo de nosso texto a menção de uma informação extraída de outra fonte.
A citação pode ser apresentada assim:
Assim parece ser porque, para Piaget, “toda moral consiste num sistema
de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito
que o indivíduo adquire por essas regras” (Piaget, 1994, p.11). A
essência da moral é o respeito às regras. A capacidade intelectual de
compreender que a regra expressa uma racionalidade em si mesma
equilibrada.
O trecho citado deve estar de acordo com as ideias do texto, assim, tal estratégia poderá funcionar bem.
Argumentação por comprovação
A sustentação da argumentação se dará a partir das informações
apresentadas (dados, estatísticas, percentuais) que a acompanham.
Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado.
Veja:O ministro da Educação, Cristovam Buarque, lança hoje o Mapa da
Exclusão Educacional. O estudo do Inep, feito a partir de dados do IBGE e
do Censo Educacional do Ministério da Educação, mostra o número de
crianças de sete a catorze anos que estão fora das escolas em cada
estado.
Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milhão de crianças, ou 5,5 % da
população nessa faixa etária (sete a catorze anos), para a qual o ensino
é obrigatório, não frequentam as salas de aula.
O pior índice é do Amazonas: 16,8% das crianças do estado, ou 92,8 mil,
estão fora da escola. O melhor, o Distrito Federal, com apenas 2,3% (7
200) de crianças excluídas, seguido por Rio Grande do Sul, com 2,7% (39
mil) e São Paulo, com 3,2% (168,7 mil).
(Mônica Bergamo. Folha de S. Paulo, 3.12.2003)
Nesse tipo de citação o autor precisa de dados que demonstrem sua tese.
Argumentação por raciocínio lógico
A criação de relações de causa e efeito é um recurso utilizado para
demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não
fruto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada.
Veja:
“O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como
não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam
propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade
do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os
desobedientes, cadeia.”VARELLA, Drauzio. In: Folha de S. Paulo, 20 de maio de 2000.
Para a construção de um bom texto argumentativo faz-se necessário o
conhecimento sobre a questão proposta, fundamentação para que seja
realizado com sucesso.
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Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
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