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Sobre Max Weber - Um dos Fundadores da Sociologia

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Sobre Max Weber - Um dos Fundadores da Sociologia

Mensagem por °SuckerBoy° em Qui Jun 28, 2012 2:01 pm

Max Weber
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Para outros significados de Max Weber, veja Max Weber (artista).





www.playerpromo.com - Links Wikipédia







Veja a história dele ! By - SuckerBoy

Karl Emil Maximilian Weber




Max Weber em 1894
Nascimento21 de abril de 1864
Erfurt, Alemanha
Morte14 de junho de 1920 (56 anos)
Munique, Alemanha
NacionalidadeAlemã
CônjugeMarianne Schnitger
OcupaçãoJurista, economista e sociólogo
Principais trabalhosEconomia e sociedade
A ética protestante e o espírito do capitalismo
Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, biógrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo.

É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia,
mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia,
no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira
acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente,
trabalhou na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.

Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização
e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas
seus estudos também deram contribuição importante para a economia. Sua
obra mais famosa é o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo,
com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber
argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque
as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas
diversas, e salientou a importância de algumas características
específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do
capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países
ocidentais. Em outro trabalho importante, A política como vocação,
Weber definiu o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do
uso legítimo da força física", uma definição que se tornou central no
estudo da moderna ciência política no Ocidente. Em suas contribuições
mais conhecidas são muitas vezes referidas como a “Tese de Weber".

Seu pai, Sr. Max Weber, público e político liberal; a mãe, Helene
Fallenstein, uma calvinista moderada. Max foi o primeiro de sete filhos,
incluindo seu irmão Alfred Weber,
quatro anos mais jovem, também sociólogo, mas, sobretudo, um
economista, que também desenvolveu uma importante sociologia da cultura.
A família estimulou intelectualmente os jovens Weber desde a tenra
idade.

Em 1882 Max Weber matriculou-se na Faculdade de Direito da
Universidade de Heidelberg, onde seu pai havia estudado, frequentando
também cursos de economia política, história e teologia. Em 1884 voltou
para casa paterna e se transferiu para a Universidade de Berlim, onde
obteve em 1889 o doutorado em Direito e em 1891 a tese de habilitação,
ambos com escritos da história do direito e da economia.

Depois de completar estudos jurídicos, econômicos e históricos em
várias universidades, se distingue precocemente em algumas pesquisas
econômico-sociais com a Verein für Sozialpolitik, a associação fundada
em 1873 pelos economistas associados à Escola Histórica Alemã em que
Weber já tinha aderido em 1888. Em 1893 casou-se com Marianne Schnitger,
mais tarde uma feminista e estudiosa, bem como curadora póstuma das
obras de seu marido.

Foi nomeado professor de Economia nas universidades de Freiburg em
1894 e de Heidelberg em 1896. Entre 1897, ano em que seu pai morreu, e
1901 sofreu de uma aguda depressão, de modo que do final de 1898 ao
final de 1902 não poderia realizar atividades regulares de ensino ou
científicas.

Curado, no Outono de 1903 renunciou ao cargo de professor e aceitou uma posição como diretor-associado do recém-nascido Archiv für und Sozialwissenschaft Sozialpolitik (Arquivos de Ciências Sociais e Política Social), com Edgar Jaffé e Werner Sombart como colegas: nesta revista publicaram em duas partes, em 1904 e 1905, o artigo-chave A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
Naquele mesmo ano, visitou os Estados Unidos. Graças a uma enorme renda
privada derivada de uma herança em 1907, ainda conseguiu se dedicar
livremente e em tempo integral aos seus estudos, passando da economia ao
direito, da filosofia à história comparativa e à sociologia, sem ser
forçado a retornar à docência. Sua pesquisa científica abordou questões
teórico-metodológicas cruciais e tratou complexos estudos
histórico-sociológicos sobre a origem da civilização ocidental e seu
lugar na história universal.

Durante a Primeira Guerra Mundial,
serviu como diretor de hospitais militares de Heidelberg e ao término
do conflito, voltou ao ensino da disciplina de economia, primeiro em
Viena e em 1919 em Munique, onde dirigiu o primeiro instituto
universitário de sociologia na Alemanha. Em 1918 ele estava entre os
delegados da Alemanha em Versalhes para a assinatura do tratado de paz e
foi conselheiro para os redatores da Constituição da República de
Weimar. Encontra-se sepultado em Bergfriedhof de Heidelberg em Baden-Württemberg na Alemanha.[1]
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